Setor Público

A cidade de São Paulo tem sido positivamente impactada com grandes reformas nos espaços esportivos em áreas da periferia. Espaços antes em estado precário, hoje, após as melhorias, tornaram-se cenário de interatividade, com aulas de futebol para crianças do bairro, projetos sociais com a terceira idade e lazer para todas as famílias.

Alguns líderes políticos entenderam essa realidade e aprovaram emendas parlamentares que viabilizaram grama artificial para os antigos campos de futebol de várzea em comunidades carentes de São Paulo e outros Estados.

Esta jogada, além de trazer excelente visibilidade política, proporciona a inclusão social por meio do esporte.

Na Capital Paulista, a periferia orgulha-se em ter campos de futebol com grama artificial praticamente “no quintal de casa”, e o futebol de várzea que antes era sinônimo de terrão, hoje tem a mesma grama de grandes clubes do futebol profissional, proporcionado aos amadores disputarem competições dignas de craques.

Um exemplo claro é a Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador de São Paulo, que antes era disputado somente em campos de terra, hoje é realizado em campos com grama de altíssima qualidade.

A competição, conta com a participação de aproximadamente 300 times que utilizam vários campos espalhados por toda a cidade e mais da metade deles já tem grama artificial.

Os benefícios trazidos por essa grama são percebidos por todos os moradores, que em gesto de gratidão, demonstram fidelidades nas urnas ao reelegerem os candidatos que lhes proporcionaram tão grande benfeitoria.

Os organizadores dos projetos e torneios, não precisam mais interditar os campos em dias de chuvas, porque com essa grama as atividades podem ser realizadas 365 dias por ano.

Já os jogadores, afirmam que diminuíram as chances de lesões causadas por buracos. E o sistema de amortecimento que compõe a grama artificial dos campos, garante a absorção de impactos, oferecendo excelente performance de jogo, minimizando os riscos de lesões nas articulações do atletas.

Galeria